VILA DE NATAL
SÃO PAULO

OBJETO

Em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), visando uma gestão democrática de projetos trazendo em seu cerne a concepção de participação e envolvimento dos munícipes, a vila de natal consiste na construção e reconstrução de valorizar a tradição das comemorações dos festejos natalinos, oportunizando experiências cognitivas, participativas e inclusivas que atingi não só os convidados, mas também os colaboradores. É uma época em que presentear os munícipes com a magia de natal torna se o  ato de dar e receber sentimentos puro de fraternidade. E assim, as pessoas são tomadas por aquilo que chamamos de “espírito natalino”, simbolizando justamente esse amor, união, generosidade e felicidade que rodeia o Natal.

Portanto, o projeto Vilas de Natal na Cidade de São Paulo, terá como base a tradição cultural da magia e dos festejos natalinos, salientando a todos o desejo de fomentar a tradição, trazendo impactos positivos diretos a população, tais como: inclusão social, valorização turística e cultural, levando para os beneficiários o verdadeiro Espírito de Natal, com sua edição inédita integrada a condição de implantação das políticas públicas visando uma sociedade participativa e para todos. Vem com o objetivo de oportunizar a inclusão voluntária da população ao lazer.

ATIVIDADES PREVISTAS

A estrutura conta com 1.500 m² de área reservada na Praça da República, zona central do Município de São Paulo, mais de 100m2 de led tornando o ambiente mágico e atrativo, uma árvore de natal com cerca de 12 metros, um papai Noel gigante com cerca de 6 metros, praça de alimentação em parceria com profissionais da gastronomia (FoodTruck), três casas do bom velhinho com todos os cômodos decorados inseridos na edição natalina, com biblioteca, quarto, oficina de brinquedos, a poltrona que ele tanto gosta e os seus ajudantes espiritualizados com a magia que domina o mundo. A estrutura traz uma cenografia especial incorporada a magia do natal, personagens natalinos, palco principal com apresentações especiais, desfile do bom velhinho pela vila de natal, correio solidário para depósito das cartinhas das crianças com seus pedidos ao Papai Noel. E por fim uma atração enriquecedora e inédita, a patinação no gelo, inclusiva para todas as faixa-etárias (menores de 6 anos deverão utilizar o trenó), essa atração é participativa com entrada franca, oportunizando o lazer mútuo entre os participantes, a estrutura contará com um espaço físico amplo para patinação no gelo, mantida em uma temperatura de menos 15 graus, munida de Equipamento de Proteção Individual – EPI, garantido a segurança dos envolvidos.

PÚBLICO ALVO

O público-alvo será composto predominantemente por famílias compostas por idosos, adultos, adolescentes e crianças interessados em festas tradicionais natalinas. Um segundo recorte será de transeuntes, que circulam pela praça diariamente.

Inclusão – Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida: A ação, vem com o propósito de realizar um programa inclusivo e participativo, sendo adaptados para as faixas etárias estipuladas e acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, intencionando a construção de uma sociedade para todos, sob uma perspectiva inclusiva. Consideramos que todas as atividades deverão ser adaptadas às pessoas com deficiência, monitores estarão preparados para atender e incluir os indivíduos nas atividades propostas.

PREVISÃO DE ATENDIMENTOS

0
Beneficiários Diretos

INDICADORES DE
QUALIDADE POPULACIONAL

  • Fortalecimento dos vínculos familiares; 
  • Valorização de identidades, direitos sociais e turísticos; 
  • Reconhecimento e valorização dos saberes acumulados pelos beneficiários; 
  • Competências sociais e técnicas, desenvolvidas para a emancipação social dos Beneficiários; 
  • Família e indivíduos fortalecidos através da aquisição de níveis crescentes de autonomia de definição dos próprios rumos de exercício, de seus direitos e de sua liberdade; 
  • Ampliação das condições de exercício da cidadania e da participação popular nas áreas (Turísticas e Sociais) por meio de ações de fomento à organização e a mobilização da comunidade; 
  • Possibilidade de seleção de indicadores que permitam monitorar com eficiência o processo de desenvolvimento e as ações do projeto;

Em cumprimento às legislações que viabilizam as parcerias públicas, mas ainda, disseminando o bom exemplo e a mobilização comunitária das Organizações da Sociedade Civil, suprindo e agregando iniciativas à administração pública de caráter específico para promovê-las diretamente.