BRINCANDO COM
O ESPORTE

OBJETO

Em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), visando uma gestão democrática de projetos trazendo em seu cerne a concepção de participação e envolvimento dos munícipes, implantamos as ações em onze localidades, regionalizado nas zonas sul, norte, leste e oeste do Município de São Paulo. A proposta vem com o objetivo de valorizar e estimular a prática esportiva por meio de atividades lúdicas para as crianças.


Focado no desenvolvimento de novos interesses e habilidades para as crianças, com base em pesquisas e estudos realizados, foram constatados que os benefícios da atividade física infantil incluem: reduz os riscos à saúde física e mental, previne lesões precoces, auxilia no desenvolvimento motor e no controle de peso. Além disso, favorece a criança ter mais chances de ser adepta a atividade física quando for adulta. Seja por meio de esportes e brincadeiras infantis há ainda como vantagem o estímulo à criatividade. A orientação de especialistas quando o assunto é atividade física infantil é não impor modalidade à criança, comparado a adultos que adotam padrões de exercícios. O indicado é deixá-la livre para a prática de atividade desejada. O objetivo é promover o lado lúdico, ou seja, fazer exercícios brincando.

ATIVIDADES PREVISTAS

  • Brinquedos voltados ao Esporte e Recreação e Brinquedos Infláveis
  • Área Kids; 
  • Oficinas Integrativas; 
  • Brincadeiras de Rua; 
  • Recursos Humanos; 
  • Profissionais Capacitados para Recreação Infantil

PÚBLICO ALVO

O público-alvo será composto predominantemente por famílias e crianças. Um segundo recorte será de transeuntes, que residem na localidade.  

Inclusão – Deficiência e/ou Mobilidade Reduzida: A ação vem com o propósito de realizar um programa inclusivo e participativo, sendo adaptados para as faixas etárias estipuladas e acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, intencionando a construção de uma sociedade para todos, sob uma perspectiva inclusiva. Consideramos que todas as atividades deverão ser adaptadas às pessoas com deficiência, monitores estarão preparados para atender e incluir os indivíduos nas atividades propostas.

PREVISÃO DE ATENDIMENTOS

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Beneficiários Diretos

INDICADORES DE
QUALIDADE POPULACIONAL

Estimulo hábitos saudáveis Muitos dos nossos hábitos, enquanto adultos, foram criados na infância. Se a criança é ativa e gosta de praticar atividades físicas, há mais chances de levar essa preferência para toda a vida. Além disso, é um bom gancho para estimular outras atitudes saudáveis, como uma alimentação equilibrada. 

Desenvolvimento Motor Correr, saltar, chutar, pular, arremessar — tudo isso são habilidades que fazem parte da coordenação motora grossa. Embora um indivíduo saudável consiga fazer esses movimentos, é importante que sejam desenvolvidos plenamente, pois ajudam no dia a dia. Ao praticar atividades físicas, as crianças executam tais movimentos repetidamente de forma natural, o que desenvolve habilidades motoras com mais facilidade. 

Melhora da Cognição A cognição é a nossa capacidade de adquirir conhecimentos e deve ser estimulada ainda na infância. Quando a criança aprende um jogo ou um esporte, ela passa a trabalhar diversas habilidades que estimulam o desenvolvimento cognitivo. Isso porque precisam raciocinar tomar decisões rapidamente e fazer várias coisas ao mesmo tempo. 

Postura correta Músculos abdominais fortes melhoram a postura, pois proporcionam mais sustentação à coluna e à pelve. Dessa maneira, ajudam na saúde da coluna e facilitam as atividades do dia a dia. Isso porque um abdômen fortalecido evita que a coluna seja sobrecarregada.

Auxilio da flexibilidade às crianças são, naturalmente, mais flexíveis que os adultos. Isso porque essa capacidade vai se perdendo com o tempo, caso não seja trabalhada. Os exercícios físicos conseguem manter essa flexibilidade, que é tão importante para que a gente consiga fazer movimentos mais amplos sem se machucar. 

Promover a Socialização A socialização é importante para a assimilação de padrões de comportamento, valores e desenvolvimento de sentimentos e atitudes para o bem coletivo. Em atividades esportivas e jogos, ela é trabalhada de um modo lúdico. Ou seja, a criança acaba fazendo amizades e estendendo sua experiência para além do convívio familiar. 

Frustrações As disputas, vitórias, derrotas e a persistência nas dificuldades são elementos presentes em atividades competitivas, como esportes, jogos e mesmo as atividades lúdicas, contribuem para que a criança tenha um amadurecimento enquanto indivíduo. Isso porque a ensinam a lidar com as frustrações.

Em cumprimento às legislações que viabilizam as parcerias públicas, mas ainda, disseminando o bom exemplo e a mobilização comunitária das Organizações da Sociedade Civil, suprindo e agregando iniciativas à administração pública de caráter específico para promovê-las diretamente.