AGITA + FÉRIAS
Segunda Edição - 2023
OBJETO
A parceria entre a Administração Pública/SEME e a OSC para a execução do Agita + Férias – II Edição, que tem como objetivo o desenvolvimento de atividades caracterizado no âmbito social, esportivo e de lazer, pretende oferecer às crianças e adolescentes participantes, opções de esporte e lazer que preencham o tempo livre de forma prazerosa e ao mesmo tempo construtiva, por meio do desenvolvimento de atividades diversificadas. As ações tendem a valorizar e estimular a prática esportiva e de lazer por meio de atividades lúdicas as crianças no período de férias escolares, nas quais serão disponibilizadas: atividade física, esporte e lazer para os munícipes, sob a perspectiva da autonomia funcional e da qualidade de vida, a ser aplicado preferencialmente em locais cuja população encontra-se em situação de alta vulnerabilidade social.
ATIVIDADES PREVISTAS
- Oficina de esportes e dança;
- Oficina color face;
- Oficina de brinquedos manuais;
- Brinquedos infláveis;
- Espaço recreativo baby;
- Atividades recreativas – Brincadeiras de Rua;
- Espaço gourmet kids.
PÚBLICO ALVO
O público-alvo será composto predominantemente por famílias e crianças. Um segundo recorte será de transeuntes, que residem na localidade.
A ação, vem com o propósito de realizar um programa inclusivo e participativo, sendo adaptados para as faixas etárias estipuladas e acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, intencionando a construção de uma sociedade para todos, sob uma perspectiva inclusiva.
Consideramos atividades que podem ser adaptadas às pessoas com deficiência, e monitores preparados para atender e incluir os indivíduos nas atividades propostas.
PREVISÃO DE ATENDIMENTOS
INDICADORES DE
QUALIDADE POPULACIONAL
Estimulo hábitos saudáveis Muitos dos nossos hábitos, enquanto adultos, foram criados na infância. Se a criança é ativa e gosta de praticar atividades físicas, há mais chances de levar essa preferência para toda a vida. Além disso, é um bom gancho para estimular outras atitudes saudáveis, como uma alimentação equilibrada.
Desenvolvimento Motor Correr, saltar, chutar, pular, arremessar — tudo isso são habilidades que fazem parte da coordenação motora grossa. Embora um indivíduo saudável consiga fazer esses movimentos, é importante que sejam desenvolvidos plenamente, pois ajudam no dia a dia. Ao praticar atividades físicas, as crianças executam tais movimentos repetidamente de forma natural, o que desenvolve habilidades motoras com mais facilidade.
Melhora da Cognição A cognição é a nossa capacidade de adquirir conhecimentos e deve ser estimulada ainda na infância. Quando a criança aprende um jogo ou um esporte, ela passa a trabalhar diversas habilidades que estimulam o desenvolvimento cognitivo. Isso porque precisam raciocinar, tomar decisões rapidamente e fazer várias coisas ao mesmo tempo.
Postura correta Músculos abdominais fortes melhoram a postura, pois proporcionam mais sustentação à coluna e à pelve. Dessa maneira, ajudam na saúde da coluna e facilitam as atividades do dia a dia. Isso porque um abdômen fortalecido evita que a coluna seja sobrecarregada.
O auxílio da flexibilidade As crianças são, naturalmente, mais flexíveis que os adultos. Isso porque essa capacidade vai se perdendo com o tempo, caso não seja trabalhada. Os exercícios físicos conseguem manter essa flexibilidade, que é tão importante para que a gente consiga fazer movimentos mais amplos sem se machucar.
Promove a Socialização A socialização é importante para a assimilação de padrões de comportamento, valores e desenvolvimento de sentimentos e atitudes para o bem coletivo. Em atividades esportivas e jogos, ela é trabalhada de um modo lúdico. Ou seja, a criança acaba fazendo amizades e estendendo sua experiência para além do convívio familiar.
Frustrações As disputas, vitórias, derrotas e a persistência das dificuldades são elementos presentes em atividades competitivas, como esportes, jogos e mesmo as atividades lúdicas, contribuem para que a criança tenha um amadurecimento enquanto indivíduo. Isso porque a ensinam a lidar com as frustrações.
Em cumprimento às legislações que viabilizam as parcerias públicas, mas ainda, disseminando o bom exemplo e a mobilização comunitária das Organizações da Sociedade Civil, suprindo e agregando iniciativas à administração pública de caráter específico para promovê-las diretamente.